Concreto pré-fabricado ou convencional: qual a melhor opção?

Pré moldados dentro do pátio de produção da JH

Compartilhe esse post

Concreto pré-fabricado ou convencional? Essa é uma questão crucial para qualquer um que esteja executando um projeto de construção. Dependendo das suas necessidades particulares, você talvez escolha um em detrimento do outro.

Para saber mais sobre cada um dos tipos e escolher a melhor opção, confira o conteúdo especial que preparamos a seguir:


Qual a diferença de concreto pré-fabricado e concreto convencional?

O concreto convencional pode ser produzido in loco ou em centrais de concreto, onde será expedido para obra em caminhões betoneiras. Pelo motivo do concreto estar ou chegar ao canteiro de obras em seu estado plástico, a concretagem acaba se tornando mais flexível.

Enquanto isso, elementos pré-fabricados em concreto, também chamados de pré-moldados, são produzidos dentro de ambientes controlados e supervisionados para chegarem na obra com todas as características estruturais das peças preparadas para serem solicitadas com cargas.

Ou seja, a linha de produção e a qualidade do concreto produzido em fábricas permitem um ganho de tempo para construção, uma vez que as peças atingem padrões estruturais em um menor período se comparado com o concreto convencional.

Além disso, por serem produzidos em fábricas especializadas, a qualidade do concreto pré-fabricado é incomparável ao produzido in loco. Isso faz com que as propriedades estruturais, estéticas e de longevidade das peças sejam aprimoradas.

Dessa maneira, sistemas de construção em elementos pré-fabricados em concreto têm se estabelecido como uma das escolhas preferidas para construção industrializada.


Características

Pré-fabricado

  • Clima: É fabricado em ambiente controlado, onde as mudanças climáticas interferem minimamente em sua formação.
  • Resistência: Por necessidade de içamento, as peças atingem padrões elevados de resistência antes de sair da fábrica.
  • Controle de qualidade: Ambiente controlado previne variáveis que podem diminuir a qualidade do concreto. Os elementos passam por rigorosos testes antes e depois de serem produzidos.

Convencional

  • Clima: Condições climáticas inesperadas atrasam o progresso da obra. Além disso, temperaturas baixas podem aumentar o tempo de cura do concreto.
  • Resistência: Variáveis podem influenciar a qualidade final do produto. Fatores como temperatura, vento e umidade podem impactar na resistência do concreto. Além disso, as estruturas precisam de mais tempo para serem solicitadas devido à cura mais lenta do concreto.
  • Controle de qualidade: A qualidade do concreto fica suscetível a mudanças climáticas e a variáveis como a quantidades de agregados, cimento e água adicionados a mistura. Além disso, o teste de qualidade do material precisa ser feito nesse mesmo ambiente externo.

Afinal, qual a melhor opção?

Levando em consideração fatores como qualidade, economia, agilidade e previsibilidade de entrega da obra, o concreto pré-fabricado se destaca. O trabalho com peças estruturais pré-fabricadas protendidas ainda permite a construção de edificações de grande porte.

Agora que você já sabe como escolher a melhor opção de concreto para a sua construção, aproveite e faça um orçamento gratuito com o nosso time comercial.

Aproveite e veja também:

Fale conosco!

Entre em contato e faça um orçamento personalizado.